Follow by Email

sábado, 23 de abril de 2011

Feliz Páscoa

Sábado, Abril 23, 2011


UMA FELIZ E ABENÇOADA PÁSCOA PARA VOCÊ E TODOS OS SEUS FAMILIARES


Páscoa: origem da data e significado dos ovos e do coelho
24/04/2011
Impressão

Amigo Chocolate-25/04/2011
O feriado de Páscoa, que é comemorado hoje chegou e é hora de refletir um pouco sobre a data. Alguns aproveitam para viajar, aproveitar para descansar, se divertir e reunir toda a família. O importante é não deixar a data passar em branco. Saiba um pouco da história da data
A origem da data
Como todos sabem, a Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. A data é considerada o dia santo mais importante da religião cristã. Mas, muito antes de ser considerada como a festa da ressureição de Cristo, a Páscoa anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera. A data sempre representou a passagem de um tempo de trevas para outro de luzes, muito antes de ser considerada uma das principais festas da comunidade cristã. Portanto, para entender as origens e o significado da Páscoa, é preciso voltar ao tempo e mergulhar nas histórias da Idade Média.
Os famosos ovos de Páscoa
O ovo é, sem dúvida, um dos símbolos mais conhecidos da Páscoa. Afinal, ele contém o fruto da vida, que representa o nascimento e a renovação. Antigamente, os chineses, gregos, egípcios e outras civilizações acreditavam que o mundo havia surgido a partir de um ovo. Na Índia, por exemplo, acredita-se que uma gansa chamada “Hamsa” chocou um ovo cósmico na superfície das águas primordiais e depois de dividido em duas partes, o ovo deu origem ao céu e a terra. Já na tradição cristã, o ovo surge como uma renovação periódica da natureza.
E os coelhos?
A tradição do coelho da páscoa chegou na América por volta de 1.700 através dos imigrantes alemães. O coelho visitava crianças e escondia ovos coloridos para que elas encontrassem na manhã de páscoa. Existe ainda outra história de uma mulher carente que coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para presentear seus filhos na páscoa. Quando as crianças descobriram, um grande coelho passou correndo. Por isso, espalhou-se a história de que o coelho trazia os ovos. De todas as existentes, a teoria mais correta é que a origem da imagem do Coelho na Páscoa está na fertilidade que eles possuem, afinal, geram grandes ninhadas. Por isso, os animais são vistos como símbolos de renovação e início de uma nova vida.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Semana do Livro! 18/04 a 22/04

ENSAIO LITERÁRIO / Guilhermina Helfstein
Hoje dia 19/04/2011 tivemos o privilégio de receber em nossa escola Guilhermina Helfstein e Castelo Hannssen, eles nos encantaram falando numa linguagem simples e objetiva Oque é o Amor. Guilhermina Helfstein já foi aluna da Escola Maria Célia Falcão Rodrigues, e é um exemplo de que vale a pena estudar, em sua palestra demonstrou porque veio ao mundo. ... ela  "é uma dessas criaturas que não vieram ao mundo a passeio, e sim a serviço. Seu sonho é arrumar a casa deste planeta maluco que, como diz o cantor popular, “perdeu seu girassol”. Para isso já foi líder comunitária, mas desencantou-se dessa tarefa por causa da politicalha que sempre envolve esse tipo de trabalho.

Como varrer a casa se a vassoura está impregnada de sujeira? Desencantada da política comunitária, nem por isso perdeu a vontade de consertar o mundo e resolveu faze-lo através da cultura. Fez vários cursos de artes e tornou-se artista plástica. Extravasou em palavras e tornou-se poetisa não contente em ser mãe de três filhos, tornou-se mãezona do seu bairro, contadeira de histórias e conselheira de crianças de 8 a 80 anos.






quinta-feira, 14 de abril de 2011

Analise de Charge

leitura_interpretacao
1. Que imagem cada um dos dois personagens quer criar de si no primeiro quadrinho? Que finalidade pretende alcançar com essa imagem?
2. Que imagem cada um dos dois personagens quer criar de si no terceiro quadrinho? Qual sua finalidade neste caso?
3. Qual a importancia das intenções e das expectativas de cada um dos interlocutorespara a compreensão dos enunciados que trocam entre si? Explique.
4. Os quadrinhos combinam várias linguagens para criar efeitos de sentido. Observe as imagens do texto acima - leve em conta cores e formas empregadas - e responda: que importância tem a simetria na construção da pequena história que nos e contada? Explique.
5. Esses quadrinhos foram publicados no Folhateen, caderno semanal da Folha de S.Paulo dirigido aos adolescentes. Aponte elementos do texto que confirmem sua adequação a esse meio de circulação.

Exercícios de Regência Verbal

1. Substitua os termos destacados nas frases seguintes pelos pronomes oblíquos átonos apropriados.
a)  Não quero aborrecer aqueles senhores.
b)  Vou ajudar aquelas crianças de rua.
c)  Não queremos prejudicar os participantes da prova.
d)  Vou enviar estes pacotes de alimentos aos flagelados.
e)  Vou enviar estes pacotes de alimentos aos flagelados.
f)  Seu sonho é namorar a Júlia.
g)  Vim aqui alegrar os amigos.
h) Prezo muito esse intelectual.
i) Não obedeci aos meus pais.
j) Não responderam aos que enviaram pedidos de informações.
2. Em cada item você encontrará uma frase típica da linguagem coloquial. Adapte cada uma delas à regência verbal da língua culta.
a)  Não se aborreça comigo, querida: eu lhe amo muito.
b)  Desde que ihe vi, ando muito satisfeito.
c)  Eu não me simpatizo muito com essas ideias.
d)  Eu não obedeço sinal fechado, não.
e)  Respondi o bilhete que você me mandou.
f) Não posso lhe proteger contra ele.
g) Se Deus lhe ajudar, tudo vai dar certo.
h) Não vou lhe amolar mais, não.
i) Só queria lhe abraçar.
3. Comente a regência verbal da frase seguinte.
“As medidas emergenciais consistem de novas regras para as aplicações financeiras e de um novo sistema de controle de divisa

RESUMO DO TEXTO DISSERTATIVO

RESUMO DO TEXTO DISSERTATIVO
Resumir um texto é reproduzir, em poucas palavras, o que o autor expressou amplamente. É a síntese das idéias do texto e não das palavras ou frases. Fazer resumos é útil para se aprender a relacionar as idéias principais do texto e entender com clareza o assunto.
imagem_gratis_dicas_BBB11_flagras (86) CUIDADOS NA ELABORAÇÃO DO RESUMO
a- Não iniciar com expressões do tipo "O autor diz...", "O texto mostra...".
b- Não apresentar juízos críticos, opiniões próprias,
c- Não colocar exemplos nem explicações desnecessárias,
d- Manter a progressão em que as idéias aparecem, observando os elementos conectores,
e- Utilizar linguagem clara e objetiva,
f- Evitar transcrição de frases do texto.
g- A extensão do resumo deve ter de 10 a 15 por cento da extensão do texto original.
ETAPAS NO PROCESSO DO RESUMO
a- Leitura integral para tomar contato com o texto,
b- Esclarecimento de eventuais dúvidas de vocabulário,
c- Releitura para identificação do tema e sua delimitação,
d- Destaque das palavras-chave das idéias de cada parágrafo,
e- Elaboração do esquema das idéias do texto, atentando-se para o relacionamento entre elas.
f- Montagem do texto, seguindo a progressão das idéias.
OBSERVAÇÃO:-    Se o texto a ser resumido for de pequena extensão, basta fazer o esquema das idéias principais de cada parágrafo.
-    Se o texto for de grande extensão, um livro, por exemplo, será necessário apreender seu conteúdo através das partes ou capítulos.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

PAÍSES QUE FALAM PORTUGUÊS



 

A Língua Portuguesa é a quinta mais falada e a terceira do mundo
 ocidental, superada pelo inglês e o castelhano. Atualmente,
 aproximadamente 250 milhões de pessoas no mundo falam 
Português, o Brasil responde por cerca de 80% desse total. 
O idioma também é falado por uma restrita parcela da população 
de Macau (República Popular da China) e Goa (um estado da Índia).

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Projeto criação de blogs


O Projeto Construção de Blogs é uma excelente ferramenta de apoio à aprendizagem de LínguaPortuguesa.Pela criação de blogs os alunos podem pesquisar, analisar, refletir, interagir e encontrar soluções para diversos questionamentos, ao mesmo tempo em que vão se apropriando das tecnologias digitais disponíveis. O trabalho é cooperativo e colaborativo, formando assim uma rede de novos conhecimentos. Os blogs servem para registrar conhecimentos adquiridos pelos alunos durante os projetos de estudo e também para divulgar conteúdos como relatos, textos, links, fotos, gravuras... Construir um blog desenvolve no aluno o hábito de registrar e divulgar seus estudos. É ótima maneira de desenvolver a criatividade, estimular a expressão, demonstrar sua forma de pensar e agir. O blog acaba sendo “a cara do aluno”. O uso da ferramenta, por fim, abre novos canais de comunicação entre professores e alunos, alunos e comunidade, alunos e o mundo, incentivando a interação e a interatividade.



Posted by Picasa