sábado, 23 de abril de 2011

Feliz Páscoa

Sábado, Abril 23, 2011


UMA FELIZ E ABENÇOADA PÁSCOA PARA VOCÊ E TODOS OS SEUS FAMILIARES


Páscoa: origem da data e significado dos ovos e do coelho
24/04/2011
Impressão

Amigo Chocolate-25/04/2011
O feriado de Páscoa, que é comemorado hoje chegou e é hora de refletir um pouco sobre a data. Alguns aproveitam para viajar, aproveitar para descansar, se divertir e reunir toda a família. O importante é não deixar a data passar em branco. Saiba um pouco da história da data
A origem da data
Como todos sabem, a Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. A data é considerada o dia santo mais importante da religião cristã. Mas, muito antes de ser considerada como a festa da ressureição de Cristo, a Páscoa anunciava o fim do inverno e a chegada da primavera. A data sempre representou a passagem de um tempo de trevas para outro de luzes, muito antes de ser considerada uma das principais festas da comunidade cristã. Portanto, para entender as origens e o significado da Páscoa, é preciso voltar ao tempo e mergulhar nas histórias da Idade Média.
Os famosos ovos de Páscoa
O ovo é, sem dúvida, um dos símbolos mais conhecidos da Páscoa. Afinal, ele contém o fruto da vida, que representa o nascimento e a renovação. Antigamente, os chineses, gregos, egípcios e outras civilizações acreditavam que o mundo havia surgido a partir de um ovo. Na Índia, por exemplo, acredita-se que uma gansa chamada “Hamsa” chocou um ovo cósmico na superfície das águas primordiais e depois de dividido em duas partes, o ovo deu origem ao céu e a terra. Já na tradição cristã, o ovo surge como uma renovação periódica da natureza.
E os coelhos?
A tradição do coelho da páscoa chegou na América por volta de 1.700 através dos imigrantes alemães. O coelho visitava crianças e escondia ovos coloridos para que elas encontrassem na manhã de páscoa. Existe ainda outra história de uma mulher carente que coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para presentear seus filhos na páscoa. Quando as crianças descobriram, um grande coelho passou correndo. Por isso, espalhou-se a história de que o coelho trazia os ovos. De todas as existentes, a teoria mais correta é que a origem da imagem do Coelho na Páscoa está na fertilidade que eles possuem, afinal, geram grandes ninhadas. Por isso, os animais são vistos como símbolos de renovação e início de uma nova vida.

Um comentário: